Cerâmica
Placas
Placas de metais são exaustivamente trabalhadas – num fazer e refazer – até serem consideradas prontas a assumirem seus próprios ritmos de oxidação, independentemente da minha ação.
Em 2000, quando iniciei esta série, utilizando as placas em uma instalação para a exposição Singular no Plural, com curadoria de Blanca Brites, a imagem projetada já aparecia sobre os objetos. De lá para cá, as inflexões decorrentes da interação placa-projeção tem se desdobrado.
Estes trabalhos são explicitamente temporais.
Monotipias
Série de monotipias de oxidação sobre papéis, iniciada em 1998. Diversos tamanhos.
Desenhos
A série Traço, realizada entre 1994/95, é composta de desenhos em polpa de celulose com grafite e gouache. Foi apresentada em 1995 no Museu de Arte de Joinvile/ SC e no Museu de Arte de Goiânia/ GO.
Texto de apresentação da Exposição Desenhos de Flávio Gonçalves.
Alguns desenhos da série Traço foram manipulados, rasgados, remontados em 2003, após a observação de que a ação do tempo já era visível sobre o material, ação que foi potencializada.
Esculturas
A partir de 1995, muitas das esculturas em polpa de celulose realizadas em 1994 foram carbonizadas, assumindo o tempo decorrido de maneira mais explícita, não apenas pela forma orgânica, mas também pelo desgaste.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.